A moda digital já está na Universidade

Vídeo-desfile de formatura em Moda, da Udesc, aponta para os novos caminhos da moda e antecipa o futuro com requintes tecnológicos

 

Os novos processos de criação e desenvolvimento de produtos de moda estão revolucionando o setor. E prometem revelar alternativas cada vez mais impactantes, que não estão sendo desprezadas por quem aprende Moda na universidade. Prova disso foi o Octa Fashion, o celebrado de formatura em Moda da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), que aconteceu em dezembro, em versão 100% digital. Os alunos deram provas categóricas do que ainda pode parecer muito incipiente.

 

As tecnologias serão cada vez mais utilizadas e mais intensamente aplicadas neste setor - aceleradas durante o cenário pandêmico. Justamente por isso o Octa Fashion 2021 se transformou em vídeo-desfile. Depois de nove edições em forma física – com grande produção e muita expectativa – ganhou sua primeira versão virtual e em 3D. Mas da mesma forma que em anos anteriores, provocou o pensar e o agir imediato. Testou ainda mais a criatividade dos estudantes e pode ser visto no link https://youtu.be/-oowrtCzv8E - no canal do Ceart (Centro de Artes da Udesc) no YouTube.

 

 

Entre depoimentos sobre a inciativa, avatares assumem o posto de modelos e exibem os 74 looks conceituais das minicoleções dos 37 formandos em Moda. O processo não foi fácil, exigiu capacidade de aprendizagem sobre como solucionar problemas e organizar um evento de forma remota. Em contrapartida, acelerou esse conhecimento para atender a um mercado que já está solicitando profissionais com tal competência. E construiu mais um capítulo na história da inovadora faculdade de Moda, que há anos vem sendo apontada como a melhor do Brasil pelo Guia do Estudante.

 

Sob o tema “Fluidez”, sua impermanência e transformação, tudo acabou conjugando - do desenvolvimento da coleção à gestão do novo produto. As ideias saíram do papel nas disciplinas de modelagem e de confecção, viraram protótipos digitais e contaram com 18 softwares específicos até tomar forma, num trabalho editado em 90 dias.

 

 

Foram usadas tecnologias que ainda estão sendo experimentadas pelos principais estúdios de moda digitais do mundo, com profissionais que dominam uma ferramenta bem específica para essa criação. Recursos que vêm sendo aperfeiçoados rapidamente, uma vez que a moda digital está se posicionando. O mercado vai demandar essa aptidão e o designer de moda 3D será essencial na indústria da moda.