Compatibilização é o novo vetor dos projetos na construção civil

Identificar todas as necessidades de uma obra, antes mesmo de sua execução, deveria ser uma prática de praxe. Porém, a realidade se mostra bastante diferente no mercado da construção civil, por conta de técnicos que pecam ao não alinhar os projetos de arquitetura e engenharia de maneira mais contundente. A análise mais minuciosa, conhecida como “compatibilização de projetos”, vem sensibilizando esses profissionais ao longo dos últimos anos e mostra que é uma ferramenta indispensável dentro dos canteiros de obras.

Embora tenha-se observado grandes avanços tecnológicos, como o desenvolvimento de novos softwares e da implantação de novos métodos, uma particularidade se deve pela falta de aproximação entre os arquitetos e engenheiros. “Entendemos que um projeto de arquitetura só é completo se for desenvolvido por inteiro, analisando, estética, eficiência, tecnologia e construtibilidade. Assim nasce a compatibilização de projetos, que é basicamente a análise das interferências entre os planos de arquitetura e engenharia”, afirma Patrizia Chippari, arquiteta do escritório Espaço Livre.

Em Florianópolis, que experimenta um grande avanço imobiliário, a compatibilização de projetos no setor, aos poucos, vem se tornando uma prioridade, evitando, na prática, o desperdício de materiais e da mão de obra especializada, sem elevação de custos, gerando maiores lucros e menores transtornos.“Esse desperdício pode variar entre 5% a 8%, reduzindo significativamente as margens de lucro do empreendedor. Nesse sentido, os investimentos na gestão e na organização dos projetos torna-se um diferencial”, ressalta Patrizia.

O imediatismo dos construtores é outro obstáculo determinante, que ao preferirem poupar tempo, excluem de seus cronogramas o realinhamento dos projetos. “Exames completos podem levar meses, exercendo considerável influência sobre os custos das edificações e à medida que o projeto evolui, a possibilidade de interferência diminui consideravelmente”, finaliza a arquiteta.