Conasa Águas de Itapema duplica reservação de água tratada na ETA Morretes

Inauguração das novas instalações da Estação de Tratamento de Água Morretes foi realizada ontem (20) em solenidade que contou com presença de autoridades e lideranças regionais

 

Com os investimentos, Itapema aumentou a sua produção de água tratada em 17,45% e a reservação em mais de 44%. A capacidade de produção total da cidade em todas as ETAs em operação é de quase 50 milhões de litros dia e a reservação de água tratada é superior a 9 milhões de litros.

Outro diferencial de Itapema foi a construção pela Companhia das duas lagoas de reservação de água bruta com capacidade de armazenagem de 290 milhões de litros. A iniciativa integra o planejamento de gestão estratégica da empresa como prevenção para períodos de estiagem em que a captação da água direta em corpo hídrico fica comprometida devido à falta de chuvas.

Durante a solenidade de inauguração da ETA Morretes, o superintendente da Conasa Águas de Itapema, Eduardo Vergutz, destacou os investimentos da Companhia em 2017 que somaram R$ 14 milhões em obras para os sistemas de abastecimento de água e tratamento do esgoto, e ressaltou a importância dos serviços de saneamento básico para o desenvolvimento econômico e para a qualidade de vida da população. “Acreditamos estar cumprindo com o nosso papel de transformar Itapema em uma cidade que oferece qualidade de vida a seus moradores e se posiciona como altamente atrativa para o desenvolvimento de novos negócios”, afirmou.

O vice-prefeito de Itapema, João Emmel, que representou o governo municipal no evento, parabenizou Águas de Itapema pelo trabalho que vem sendo realizado e entregue à população, e destacou a modernidade dos novos equipamentos inaugurados na ETA Morretes. “São equipamentos como esses que alavancam o crescimento da cidade. São investimentos que geram lucratividade para os negócios, mais empregos e divisas para o município”, afirmou. João Emmel ainda ressaltou a importância dos investimentos realizados pela Conasa Águas de Itapema para o incremento do saneamento básico em todo o município.

Três representantes de associações de moradores participaram também da inauguração das novas instalações e foram unânimes quanto aos benefícios que vêm se somando com os anos de atuação da companhia. “Desde que a Conasa chegou, não tivemos mais problemas com água. Especialmente nos últimos quatros anos. E agora, acredito que vai ficar melhor ainda”, comentou Jaqueline Pacheco, presidente da Associação de Moradores do Jardim Praia Mar.

Luiz Fernando Cavalcanti, presidente da Associação de Moradores da Meia Praia, também se mostrou satisfeito com o que viu. “Instalações bastante modernas, tecnologia muito avançada, e dobra a reserva de água tratada - o que dá tranquilidade pra gente”, comentou. Marlon Silva, vice-presidente da Associação de Moradores de Morretes, por sua vez, aproveitou para sugerir que todo esse investimento fosse apresentado para a comunidade de uma forma didática. “É importante que as pessoas conheçam melhor o trabalho que a Conasa tem feito e percebam para onde está indo o seu dinheiro”, referindo-se às melhorias que repercutem diretamente no serviço de abastecimento ao consumidor.

Galeria de fotos