DVA Automóveis apresenta o Mercedes-Benz GLE 400 4MATIC, um coupé off road

Acaba de desembarcar na DVA Automóveis o impactante o GLE 400 4MATIC Coupé, um carro que esconde atrás do seu arrojado design esportivo tudo o que pode haver de mais moderno e sofisticado em engenharia, tecnologia, conforto e segurança. A sedução começa no primeiro olhar, em traços que evidenciam um contorno lateral fluido, área envidraçada alongada e baixa, grade do radiador marcante - com faixa cromada ao centro - e lanternas traseiras que se estendem horizontalmente para as laterais.

O GLE coupé é a mais nova adição ao portfólio dos coupés Mercedes-Benz, trazendo consigo as típicas características dos modelos mais esportivos da marca. Ao lado dos clássicos duas-portas das séries C, E e S e dos coupés de quatro portas CLS e CLA, o novo GLE Coupé combina o estilo e a agilidade próprias dessa família de veículos, com a versatilidade e robustez de um utilitário esportivo.

O modelo chegou ao Brasil com motor biturbo V6 de 333 cv, além de uma ampla gama de equipamentos de série como o sistema DYNAMIC SELECT com até cinco modos de condução, sistema de direção Sports Direct-Steer e os conhecidos sistemas de assistência ao motorista. O Mercedes-Benz GLE Coupé também traz a transmissão automática 9G-TRONIC de nove marchas e a transmissão integral permanente 4MATIC. Com relação aos itens de segurança, é equipado com sete airbags - dianteiros de dois estágios, airbags laterais dianteiros, airbag para o joelho do motorista e windowbags.

 

Esportivo imponente

O GLE Coupé é altamente esportivo. Desde o som, combinado com as respostas espontâneas e diretas de todos os comandos. Confere uma experiência de direção emocionante, mas também pode proporcionar uma sensação de calma, associada a um dinamismo de condução mais sereno. Em geral, esses mundos opostos só podem ser experimentados em dois veículos separados - um ágil coupé esportivo ou um tranquilo e confortável SUV. No entanto, graças ao sistema DYNAMIC SELECT, o novo GLE 400 4MATIC Coupé combina tudo isso.

Os cinco modos de condução, INDIVIDUAL, COMFORT, SLIPPERY, SPORT e SPORT+, são selecionados por meio da tecla rotativa localizada no console central. A partir daí o sistema dinâmico variável de controle ativa acertos pré-programados, integrando todos os sistemas de controle do veículo e gerando diversas combinações de parâmetros para cada experiência de condução.

Os SPORT e SPORT+ transformam o GLE Coupé em um esportivo, com forte dinamismo linear e lateral. Nesses modos, a reconfigurada suspensão AIRMATIC é rebaixada, para uma condução ainda mais ágil e empolgante. Já o COMFORT é o lado oposto, com ênfase aos parâmetros de bem-estar exclusivos dos sedãs Mercedes-Benz. Proporciona rodagem relaxante e sem esforço, aliada à maior eficiência energética possível, mostrando uma resposta suave aos comandos. O som do motor é reduzido para um timbre agradável e a sensibilidade da superfície da via e dos arredores do automóvel é consideravelmente mais silenciosa.

Quando o modo SPORT+ é selecionado, a personalidade do veículo muda imediatamente, as trocas de marchas feitas pelo câmbio 9G-TRONIC são marcadas acusticamente, especialmente nas reduções com a função de dupla-debreagem, e os instrumentos no painel respondem de forma mais rápida e precisa. O grande mostrador central indica a aceleração longitudinal e lateral, além do ângulo do volante, por meio de um gráfico automobilístico fotorrealista. O som do motor é poderoso e acentua acusticamente o modo esportivo. Assim, o GLE 400 4MATIC Coupé não deixa dúvidas de que é um modelo da mais alta categoria e leva a um convincente mundo de experiências.

A função SLIPPERY otimiza a dirigibilidade em superfícies com baixos coeficientes de atrito, como na lama, neve ou gelo. Além disso, o modo INDIVIDUAL permite ao condutor programar e registrar sua preferência pessoal em cada uma das estratégias de controle. O grande display central mostra todos os modos individuais do DYNAMIC SELECT.

 

Tração integral e nove marchas

No GLE Coupé, a Mercedes-Benz apresenta todos os recursos da nova transmissão automática 9G-TRONIC de nove marchas em um coupé com tração integral. Dependendo do modo de condução selecionado, o câmbio 9G-TRONIC funciona com alta agilidade e rápidas respostas ou de forma calma e relaxante. O potencial da nova transmissão é explorado em sua totalidade, proporcionando impressionante velocidade nas trocas e perfeitas transições para aceleração, assim como trocas suaves e quase imperceptíveis para um rodar agradável.

A tração integral 4MATIC se mantém sempre ativa, para uma condução segura, harmônica e esportiva. O GLE 400 4MATIC Coupé disponibiliza até mesmo uma distribuição de torque 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro. Graças à perfeita interação entre os sistemas de controle modificados ASR, ESP com Curve Dynamic Assist, o sistema 4ETS de tração integral e o ADAPTIVE BRAKE (freio adaptativo), as dinâmicas longitudinal e lateral foram elevadas a um nível acima da média.

 

Maior estabilidade

Além da inovadora configuração do trem de força, a suspensão pneumática AIRMATIC reprojetada especificamente para o GLE Coupé e oferecida pela primeira vez com o sistema de amortecimento variável ADS Plus garante condução extremamente estável. O sistema de amortecimento modifica suas características de acordo com o modo selecionado.

As condições de condução são detectadas por meio de um sensor do ângulo do volante, quatro sensores de rotação nas rodas e também a velocidade detectada pelo sinal do ESP e do interruptor do pedal do freio. A unidade de controle utiliza esses sinais para ajustar continuamente a força de amortecimento necessária para cada roda, individualmente.

Em combinação com o sistema Sports Direct-Steer com nova configuração - cuja redução de 17.4:1 é muito direta, e o volante esportivo compacto -, a dirigibilidade impressiona. Seja manobrando na cidade, em velocidade na estrada ou em um estilo mais dinâmico, em trechos sinuosos nas rodovias.

 

Motor V6 com 333 cv de potência

O GLE 400 4MATIC Coupé é movimentado pelo potente motor biturbo V6 com injeção direta de gasolina com 333 hp e 480 Nm a partir de 1.400 rpm. A suspensão, a tecnologia de tração e os sistemas de assistência conhecidos das Classes C, E e S, o GLE Coupé enriquecem ainda mais a experiência. E a aparência marcante é ressaltada ainda mais pelas rodas de liga leve de 21 polegadas com pneus mistos.

Os frisos com efeito de cromo e as proteções inferiores simuladas na frente e na traseira dão ao coupé uma exclusividade extra, juntamente com o sistema de escapamento com duas ponteiras com acabamento cromado (versão GLE 400 4MATIC Coupé). Vidros verdes com isolamento térmico reduzem o brilho do sol no verão e a tecnologia LED está presente nos faróis, luzes de condução diurna, lanternas traseiras e na terceira luz de freio.

O DYNAMIC SELECT, a tampa do porta-malas EASY-PACK com abertura e fechamento elétricos e a câmera de ré com guias dinâmicas na tela são equipamentos de série. Segurança de condução adicional é dada pelo ESP® Curve Dynamic Assist  (Electronic Stability Program - programa eletrônico de estabilidade).

 

Harmonia entre elementos

A linguagem de design da Mercedes-Benz se originou da natureza dos dois inventores do automóvel, Carl Benz e Gottlieb Daimler. Benz era mais racional; Daimler, mais levado pela paixão. O novo Mercedes-Benz GLE Coupé demonstra como essa combinação entre a inteligência e a emoção, a tradição e a modernidade, se combina de maneira atraente.

O GLE 400 4MATIC Coupé materializa os princípios já característicos do design da Mercedes-Benz, mas também foca nos itens essenciais de dois automóveis completamente diferentes. Por um lado, o mais novo integrante da família GLE exibe a qualidade estilística dos coupés Mercedes-Benz: combina esportividade, estética de alto nível e sofisticação. Ao mesmo tempo, porém, são perceptíveis os elementos dos SUVs clássicos, como grandes para-lamas, grandes arcos de rodas, linha de cintura elevada e generosa distância livre do solo.

As proporções externas com estética superior do novo GLE Coupé emergiram desta combinação estilística. Isto se deve em especial à interação entre a baixa área envidraçada e a impactante carroceria. A silhueta transmite dinamismo e agilidade. A grade superior esportiva, com uma travessa horizontal única, emoldurada pelos faróis em LED com design tridimensional, é o elemento mais importante da dianteira, juntamente com seu balanço curto e elegante. O capô, inclinado para frente, com os ressaltos da Mercedes sugerindo força, salienta a inclusão do GLE Coupé na linha dos modelos Mercedes-Benz esportivos.

A natureza do coupé é enfatizada também pelo design da traseira, com elementos do Classe S Coupé. As características de estilo incluem a estreita faixa das lanternas traseiras com sua aparência tridimensional, o largo aplique de cromo inserido acima dela e a placa incorporada ao pára-choques. Outro detalhe que distingue os grandes coupés da Mercedes-Benz é o formato da janela traseira, arredondada no alto. Uma referência aos SUVs é feita ainda pela proteção inferior cromada na frente e na traseira, nesta extremidade com as ponteiras duplas do escapamento cromadas.

Os atraentes bancos esportivos e o volante esportivo compacto, assim como os itens de informação e entretenimento conhecidos das classes C, E e S, capturam de imediato a atenção no interior. O display de informações é colocado em uma posição ergonômica ideal. As entradas de ar centrais, junto ao display, assim como as laterais, são emolduradas por um entorno prata-escuro. A unidade principal tem a mesma aparência, para reforçar a homogeneidade do interior. No console central se encontra o COMAND Controller com o touchpad posicionado acima, em ótima posição ergométrica.

 

Pacotes de equipamento

O Active Parking Assist proporciona excelente visibilidade e auxilia em manobras em vagas longitudinais e perpendiculares. A visibilidade noturna também foi melhorada pelo LED Intelligent Light System, que é oferecido de série no modelo. Além disso, pela primeira vez o pacote de espelhos inclui a projeção da estrela da Mercedes-Benz no chão, ativada na abertura e fechamento do veículo, proporcionando mais segurança no embarque e desembarque em locais com pouca iluminação e visibilidade do solo.

O interior, extremamente grande para um coupé, comporta até cinco pessoas e o banco traseiro do GLE Coupé é o mais largo em sua categoria. Com volume máximo de 1.720 litros, também oferece o maior compartimento de bagagem da classe e detém o recorde mundial entre os porta-malas de coupés.

A última geração do COMAND Online conta com um display TFT de 20.3 cm (8 polegadas) e um touchpad intuitivo. O equipamento também inclui um DVD player e o sistema de áudio Harman Kardon® Logic 7® .

 

Combinações de cores e materiais

Para o mercado brasileiro, o GLE Coupé chega com visual especialmente esportivo: exterior AMG Line, incluindo os spoiler dianteiro e traseiro AMG e grandes rodas de liga leve com 21 polegadas. A versão Night tem a barra da grade do radiador e as carenagens dos espelhos externos em preto com alto brilho. Um total de nove cores, sete delas metálicas, e a das e metálicas (Preto Obsidian, Cinza Tenorita, Prata Iridium, Prata Palladium, Marrom Citrine, Azul Cavansite, Prata Diamante) e as possibilidades do design interno aumentam o potencial de customização.

O interior oferece o mais alto nível de sofisticação Mercedes-Benz e pode ser configurado desde uma forma ambiciosa e esportiva ao clássico e elegante, dependendo do gosto pessoal. As opções vão do interior preto pérola, preto pérola com costuras vermelhas e porcelana e preto, todos no exclusivo couro NAPPA. O interior AMG Line transfere o visual esportivo para dentro do veículo com itens como os bancos esportivos AMG, o volante esportivo AMG, detalhes em couro napa e pedais esportivos de alumínio.

As duas versões do modelo, GLE 400 4MATIC Coupé e GLE 400 4MATIC Coupé Night já estão na DVA Automóveis em São José (Grande Florianópolis), Blumenau, Balneário Camboriú e Joinville.