Passado-presente: História da Arte em Santa Catarina ganha antologia especial

Artífices consagrados das artes plásticas de Santa Catarina ganharam um registro histórico e atemporal dos mais importantes. Martinho de Haro, Ernesto Meyer Filho, Eli Heil e mais 27 visionários integram a publicação: Passado-presente em quadros - uma antologia da História da Arte em Santa Catarina, de autoria das doutoras Sandra Makowiecky e Rosângela Cherem. O lançamento oficial acontece nesta quinta-feira (22), na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita!

O livro conta com a participação de cinco importantes historiadores catarinenses, como Ana Lúcia Beck, Luana Maribele Wedekin e Luciane Ruschel Garcez, além de Rosângela Cherem e Sandra Makowiecky. Com uma tiragem de apenas 300 exemplares, a antologia estará à venda durante o evento de lançamento por R$ 50. O valor arrecadado será destinado a projetos culturais, mas algumas unidades serão doadas para bibliotecas, cursos de arte, escolas públicas e instituições do segmento das artes.

Segundo as organizadoras, a ideia central da pesquisa foi de selecionar obras de importância da história da arte em Santa Catarina, unindo passado com presente, evitando um mero estudo biográfico, mas privilegiando as conexões que ligam artistas, espectadores, colecionadores e instituições no meio artístico. A publicação conta com 231 páginas, dividida em 32 capítulos.

“Destacamos o contexto em que as obras foram produzidas, expostas, criticadas, comparadas e colecionadas e assim, estimular a compreensão da arte como fenômeno social, cultural e artístico, e não apenas como produto de uma personalidade ou temperamento”, explica Sandra Makowiecky, que complementa. “Não se trata, portanto, de um manual, ou história da arte no sentido convencional, pois, ao lado de pinturas de referência, certamente aparecerão outras raramente lembradas”.

 

Serviço

Lançamento do livro: Passado-presente em quadros: uma antologia da História da Arte em Santa Catarina – organizado pelas professoras doutoras Sandra Makowiecky e Rosângela Cherem.

Data: 22 de agosto

Horário: 19 horas

Local: Fundação Cultural Badesc, Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3224-8846

Entrada gratuita